Atuação e perfil profissional

eu2Atualmente sou professor das disciplinas de Produtos Florestais Não Madereiros, Fruticultura e Estatística Experimental (Experimentação Agrícola) na graduação e Dinamicas socioambientais na Agricultura e Floresta (pós-graduação). Oriento nos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (Mestrado, em Rolim de Moura) e Desenvolvimento Regional e Ambiente (Mestrado e Doutorado, em Porto  Velho).Sou formado em Agronomia, com mestrado em Fitotecnia (concentração em Fisiologia da Produção e Manejo de Culturas) e doutorado em Fitotecnia (concentração em Melhoramento de plantas, Recursos Genéticos e Biotecnologia). Tenho interesse em trabalhar com sistemas de produção ligados a agricultura familiar. Contudo, tenho interesse em especial para trabalhar com espécies da região amazônica, ou que sejam apropriadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura nas condições do Estado de Rondônia.

 Contatos e maiores informações

 lattesLattes  faceFacebook diretorioGrupo de pesquisa
 fone(69)3442-1119  skypeemanuelfms emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Atividades programadas

Áreas de interesse para desenvolvimento de projetos

  1. Prospecção de produtos da sociobiodiversidade,
  2. Dinâmicas socioambientais na amazonia associadas ao uso e ocupação dos recursos naturais
  3. Sistemas de produção agrícolas com baixo aporte de insumos direcionados a agricultura familiar e repeitando o convívio com a floresta Amazônica;
  4. Técnicas culturais: uso de consórcios ou sistemas agroflorestais aplicados ao cultivo de frutíferas e hortaliças;
  5. Propagação vegetativa de plantas da amazônia;
  6. Produção e uso de insumos alternativos apropriados a agricultura familiar.

Orientação em Iniciação Científica

Para os que desejarem desenvolver projeto de iniciação científica (PIBIC - Programa Instituicional de Bolsas de Iniciação Científica) comigo, recomendo que me procurem com antecedência de seis meses a um ano a data prevista do pedido, para que possamos nos entender quanto a rotina de trabalho e iniciar as atividades para concessão da bolsa. Na UNIR a seleção é realizada todos os anos no mês de junho.


Condições para desenvolvimento do PIBIC comigo:

Observar se o assunto de interesse corresponde aos interesses que possuo para desenvolvimento de atividades;
O aluno deverá atuar em projeto de pesquisa que já desenvolvo, apresentar índice de aproveitamento acadêmico maior que a média do seu curso;
Saber trabalhar em equipe e ter disponibilidade de tempo.
Para saber mais sobre o PIBIC UNIR acesse www.pibic.unir.br


Orientação na pós-graduação ou trabalho de conclusão de curso de graduação


A pós-graduação é uma possibilidade de aprofundar os conhecimentos em temas específicos e simultaneamente possuir um diferencial no currículo. Neste aspecto, oriento em dois programas de pós-graduação: Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado - curso em Porto Velho) e Ciências Ambientais (Mestrado - Rolim de Moura). Interessados visitem as páginas de cada curso e preparem-se para os processos seletivos. Qualquer dúvida entre em contato.

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma atividade obrigatória para os alunos dos cursos de Agronomia e Eng. Florestal de Rolim de Moura e a orientação nesta etapa da formação do discente é uma das obrigações dos professores. Assim, peço que me procurem com pelo menos três semestre de antecedência a data prevista de formatura, para que possamos realizar bons trabalhos.

Independente do tipo de orientação, recomendo que observem as condições abaixo, visto que são requisitos para termos bom relacionamento acadêmico.

 

Condições para orientação (graduação ou pós-graduação):

Observar se o assunto de interesse corresponde aos interesses que possuo para desenvolvimento de atividades;
Entrar em contato e discutirmos propostas de trabalho;
O aluno de graduação deverá me procurar pelo menos três semestres antes da formatura, tempo mínimo para elaborar o projeto (escrito, parte experimental e confecção do relatório final) em condições satisfatórias;
Saber trabalhar em equipe, ter disponibilidade de tempo (em especial para pós-graduação) e ter iniciativa.