Disciplina ofertada pelo prof. Emanuel Maia

Objetivos

GERAL

Apresentar aos alunos as noções básicas para o manejo florestal comunitário, considerando os métodos de intervenção participativa para diferentes produtos não madeireiros.

ESPECÍFICOS
Revisar conhecimentos básicos manejo e ecologia florestal;
Discutir e relacionar os métodos de intervenção participativa e as implicações sobre a organização social da produção florestal não madereira;
Relacionar e discutir a implicação do manejo de produtos florestais não madeireiros no cotidiano das comunidades tradicionais e povos da floresta e o impacto sobre a conservação das áreas de floresta;
Apresentar e discutir métodos de manejo para diferentes produtos não madeireiros;
Apresentar os principais produtos florestas não madeireiros da Amazônia;
Fornecer subsídios para os discentes compreenderem e aplicarem estes saberes no cotidiano acadêmico e profissional.

Ementa

Conceitos e importância e manejo dos produtos florestais não madeireiros. Manejo de produtos florestais não madeireiros na Amazônia. Organização social da produção, processamento, coleta e industrialização dos produtos florestais não madeireiros.

Metodologia de ensino

A disciplina será baseada composta por aulas expositivas, atividades práticas, aulas de exercícios. Os recursos didáticos utilizados serão: quadro branco e pincéis, datashow, vídeos, e outras ferramentas pedagógicas conforme a aula.

Avaliação - instrumentos e critérios

Os alunos serão avaliados através da participação em aula e pela apresentação e confecção de trabalhos e avaliações individuais. A nota final será constituída pela média das notas obtidas em cada atividade.

 

Atividades de ensino e avaliação

Acessar Google Classrom, use o codigo: 9p0azg

É necessária uma conta no Google, caso não tenha, clicar aqui. É importante que sua conta seja a mesma informada na aula.

 

 Arquivos da disciplina

Programação da disciplina

Dias

Aulas

Sexta-feira (14-17:30h)

03/ago

1

Conceitos iniciais e Importância dos PFNM

10/ago

2

Fase Pré-coleta

17/ago

3

Fase Pré-coleta

24/ago

4

Fase Coleta

31/ago

5

Aula Pós-graduação

07/set

6

Feriado Independência

14/set

7

Fase Coleta

21/set

8

2ª avaliação

28/set

9

Congresso Agroecologia - SOCLA

05/out

10

Giras Agroecologia - SOCLA

12/out

11

Feriado Padroeira do Brasil

19/out

12

Fase Pós-Coleta

26/out

13

Fase Pós-Coleta

02/nov

14

Feriado de Finados

09/nov

15

MNM Açaí

16/nov

16

Feriado República

23/nov

17

MNM Castanha

30/nov

18

MNM Unha de Gato

07/dez

19

2ª avaliação

14/dez

20

Repositiva

Referências Básicas:

MACHADO, F. S. Manejo de Produtos Florestais Não Madeireiros: um manual com sugestões para o manejo participativo em comunidades da Amazônia. Rio Branco, Acre: PESACRE e CIFOR, 2008.
AMARAL, P.; AMARAL JR., M. A.; NAVA, F. R.; FERNANDEZ, K. Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira Avanços e perspectivas para a conservação florestal. Brasília: SBF, 2007.
PINTO, A; AMARAL, P.; GAIA, C.; OLIVEIRA, W. Boas práticas para manejo florestal e agroindustrial de produtos florestais não madeireiros: açaí, andiroba, babaçu, castanha-do-brasil, copaíba e unha-de-gato. Belém, PA: Imazon; Manaus, AM: Sebrae-AM, 2010.

Referências Complementares:

SHANLEY, P. MEDINA, G. Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica. Belém: CIFOR, Imazon, 2005.
PASTORE JUNIOR, F.; BORGES, V. Produtos florestais não-madeireiros: processamento, coleta e comercialização. Brasília: ITTO/FUNATURA /UnB /IBAMA, 1998. 54p.
NEWMANN, R. P. E; HIRISH, E. Commercialisation of Non-Timber Forest Products: Review and Analysis of Research. Bogor: CIFOR, 176p.
FIGUEIREDO, O. E.; WADT, L. H. O. Aspectos fundamentais para o manejo de produtos não madeireiros. Rio Branco: EMBRAPA, 2000. 4p. (Circular Técnica, 109).
LÓPEZ, C.; SHANLEY, P.; FANTINI, A. C.; CRONKLETON, M. C. Riquezas da Floresta: Frutas, Plantas Medicinais e Artesanato na América Latina. CIFOR: 2008, 140p.

Periódicos:

Pesquisa Florestal Brasileira
Ciência Florestal
Ciência Rural
Artigos selecionados