• Culturas da Amazônia

  • Polinização

  • Frutas e Sistemas Agroflorestais

  • Apicultura

  • Fruticultura comercial

  • Palinologia

2ª Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade – FAS será realizada em outubro

A cidade de Rolim de Moura sediará nos dias 15 e 16 de outubro, da segunda edição da Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade – FAS, que traz como destaque o manejo, técnicas e comercialização de produtos agroecológicos, políticas públicas, conservação, apoio à cultura e ações sustentáveis para a Amazônia.

Esta feira promoverá apresentações culturais, oficinas e ciranda de saberes. Contará ainda, com a exposição de produtos provenientes de atividades agroecológicas, de manejo e iniciativas de laboratórios de pesquisa ou extensão.

O evento visa articular e promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e as organizações sociais representativas na região, além de estreitar as relações entre pesquisa e extensão, o que poderá incentivar ações de parceria na área agroecológica e que valorizem a Sociobiodiversidade de um povo culturalmente fragmentado pelos processos de colonização e ocupação dos solos amazônicos. 

Em sua essência, a feira se contrapõe ao modelo de colonização do estado de Rondônia, pautado em ações devastadoras para a cultura e meio ambiente locais, intensificando o desmatamento e a monocultura extensiva como a criação de gado e café, e, mais recentemente, o cultivo da soja e milho, os quais têm recebido incentivos para implantação e pesquisa na região central do Estado, trazendo prejuízos sociais pela desvalorização da relação do homem com o campo e diminuição da qualidade de vida dos pequenos proprietários de terra, danos econômicos com o incentivo ao grande latifúndio e redução da mão de obra empregada, além dos inúmeros prejuízos ambientais oriundos da poluição, desmatamento e contaminação dos recursos hídricos. O modelo de pesquisa empregado tem atuado isoladamente aos interesses e necessidades das populações locais, e muitas vezes visam atender outras regiões ou apresentam uma visão parcial do ecossistema. 

A coordenadora geral do evento, a professora Dra. Anna Frida Hatsue Modro, destaca a importância da feira para o fortalecimento da agricultura familiar do estado. “A Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade vem ao encontro com a anseio da sociedade atual por um estilo de vida mais saudável e ambientalmente justo. O evento vem para divulgar e demonstrar que é possível produzir sem veneno e que a agricultura familiar, juntamente com os povos indígenas e comunidades tradicionais, possuem saberes que incorporam práticas sustentáveis e alternativas viáveis no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida, com a redução das queimadas, desmatamentos e uso abusivo de agrotóxicos na alimentação. ”

A 2ª Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade é uma iniciativa da Universidade Federal de Rondônia, ECOPORÉ, FETAGRO, Instituto Padre Ezequiel Ramim, Seagri e NTA e conta com patrocínio do Governo Federal, através do Banco da Amazônia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mais informações pela nossa fan page facebook/fas.amazonia, ou em nosso blog fasamazonia.blogspot.com.br/ ou através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..